Blog

06/07/2021

As 15 profissões em alta no Brasil

As 15 profissões em alta no Brasil

Segundo o LinkedIn 13 dos 15 cargos estão ligados aos setores de tecnologia da informação e internet, com o gestor de redes sociais ocupando a primeira posição do ranking.

O LinkedIn, rede social voltada para carreiras e profissões, listou as 15 profissões que estão em alta no Brasil. Batizado de “Profissões Emergentes”, o estudo listou as profissões cuja demanda viu grande crescimento.

Segundo o relatório, 13 dos 15 cargos estão ligados aos setores de tecnologia da informação e internet, com o gestor de redes sociais ocupando a primeira posição do ranking.

A lista também elenca as habilidades mais requisitadas para as vagas e os setores que devem procurar tais conhecimentos para esse ano.

“Ao pensar a carreira no médio e no longo prazo – seja para permanecer em uma posição ou mudar – devemos mapear os riscos para assumir as responsabilidades do caminho que vamos seguir. Neste processo, a análise das informações disponíveis se torna essencial para tomar a decisão certa”, defende Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para a América Latina.

O executivo espera que a lista seja um norte para pessoas que estejam em transição de carreira ou uma luz para jovens que pretendem entrar no mercado de trabalho.

>>> Confira abaixo as 15 profissões que estão em alta no Brasil:

- 1. Gestor de mídias sociais


O Gestor de mídias sociais aparece como a profissão com maior destaque para esse ano. O profissional é encarregado de liderar a equipe de social media da empresa.

Entre as responsabilidades, estão planejar a estratégia de conteúdos, monitorar o acesso e interação dos usuários com a companhia, além de de avaliar dados importantes que são coletados nas redes sociais.

Entre os cinco conhecimentos primordiais listados pelo LinkedIn para a profissão estão a familiarização com marketing digital, redes sociais, Adobe Photoshop e Adobe Illustrator. Já os segmentos que mais devem buscar essa profissão em 2020 são os setores de publicidade e marketing e mídias online.

- 2. Engenheiro de cibersegurança

A segurança cibernética é hoje um fator crítico para o sucesso de qualquer negócio digital, já que ataques hacker podem causar bilhões em prejuízos em pouquíssimo tempo.

A função de um engenheiro de cibersegurança é criar mecanismos e sistemas que garantam a segurança dos dados da empresa.

O LinkedIn considera essenciais para a profissão a familiarização com Docker Products, Ansible, DevOps, Amazon Web Services, AWS e Kubernetes. Já os segmentos que mais devem buscar essa profissão são os setores de tecnologia da informação e serviços correlatos, desenvolvedores de software para computadores e serviços financeiros.

- 3. Representante de vendas

O representante de vendas é a pessoa que vai trabalhar na representação comercial da companhia, atuando diretamente na área de vendas de produtos ou serviços. Além disso, o cargo é responsável pela comunicação permanente e constante com o clientes da companhia.

Os cinco conhecimentos listados pelo LinkedIn para a profissão são a familiarização com outbound Marketing, inbound marketing, pré-venda, vendas internas e prospecção. Os segmentos que mais devem buscar essa profissão em 2020 são: tecnologia da informação e serviços correlatos ligados a internet e desenvolvedores de software para computadores

- 4. Especialista em sucesso do cliente

O especialista em sucesso do cliente é o profissional responsável por garantir que a relação entre a empresa e seu cliente final gerem os resultados que o consumidor espera. A profissão tem como objetivo mostrar ao cliente que a empresa não entrega apenas bons serviços ou produtos, mas também uma experiencia de qualidade.

O LinkedIn cita como conhecimentos importantes a familiarização com inbound marketing, auxílio no sucesso do cliente, relações com o cliente, marketing digital e experiência do cliente. Os setores de tecnologia da informação e serviços correlatos ligados a internet e desenvolvedores de software para computadores são os que mais devem ter demanda para esse tipo de profissional no ano.

- 5. Cientista de dados

Os cientista de dados são especialista analíticos que possuem grande conhecimento em matemática e programação, mas também são bons observadores que sabem analisar e entender tendências.

A repentina procura por profissionais dessa área se dá por conta de como as empresas pensam hoje sobre big data e os avanços com inteligência artificial e da tecnologia no geral.

Familiarização com machine learning, ciência de dados, linguagem Python, linguagem R e ciência de dados são essenciais, de acordo com a rede social. Tecnologia da informação e serviços correlatos ligados a internet, bancos e desenvolvedores de software para computadores são setores com forte demanda por esse tipo de profissional.

- 6. Engenheiro de dados

Enquanto os cientistas de dados são a parte mais analítica dos dados, os engenheiros são os responsáveis pela construção da infraestrutura de dados, sendo um profissional com foco na construção e manutenção de sistemas de armazenamento e processamento de dados.

Entre os conhecimentos listados pelo LinkedIn para a profissão estão a familiarização com Apache Spark, Apache Hadoop, grandes bancos de dados, Apache Hive e a linguagem de programação Python. O profissional será bastante buscado por setores como tecnologia da informação e serviços correlatos ligados a internet, bancos e desenvolvedores de software para computadores.

- 7. Especialista em Inteligência Artificial (IA)

O especialista em Inteligência Artificial é o responsável por desenvolver e pesquisar novos algorítimos com o intuito de criar sistemas inteligentes e independentes por meio da tecnologia e da programação.

Os cinco conhecimentos importantes mencionados são familiarização com machine learning, deep learning, linguagem de programação Python, ciência de dados e Inteligência Artificial (IA). Já os segmentos que mais devem buscar essa profissão em 2020 são os setores de tecnologia da informação e serviços correlatos ligados a internet, desenvolvedores de software para computadores e instituições de ensino superior.

- 8. Desenvolvedor em JavaScript

Um desenvolvedor em JavaScript é responsável por programar e implementar sistemas em JavaScript, uma linguagem de programação estruturada. Junto com o HTML e CSS, o JavaScript é uma das três principais tecnologias do mundo da internet.

Entre os cinco conhecimentos listados pelo LinkedIn para a profissão estão a familiarização com React.js, Node.js, AngularJS, Git e MongoDB. Os setores de tecnologia da informação e serviços correlatos e desenvolvedores de software para computadores devem ter muitas vagas abertas na área.

- 9. Investidor Day Trader

O day trade é uma operação de curto prazo que consiste na compra e venda de ativos no mesmo pregão, objetificando lucrar na variação do preço de forma rápida. O investidor day trader é o cargo responsável por realizar essas negociações.

Entre os cinco conhecimentos listados pelo LinkedIn para a profissão estão a familiarização com a Bolsa de valores, análise técnica, investimentos, mercado de capitais e o investimento de curto prazo. Já os segmentos que mais devem buscar essa profissão em 2020 são os setores de serviços financeiros, mercado de capitais e gestoras de fundos de investimentos.

- 10. Motorista

O motorista é aquele profissional essencial para a logística de qualquer empresa ou companhia, ficando responsável por entregar produtos e trazer mais agilidade para a operação.

Os conhecimentos listados pelo LinkedIn para a profissão estão a familiarização com prestação de serviços a clientes, Microsoft Word, liderança, Microsoft Excel e vendas. Já os segmentos que mais devem buscar essa profissão em 2020 são os setores da internet, transportes terrestres e ferroviários e serviços de facilidades ao cliente.

- 11. Consultor de investimentos

O consultor de investimentos é aquele profissional que orienta o cliente em suas decisões de investimento, responsável por montar uma estratégia para que o dinheiro do contratante renda da maneira mais eficiente possível.

Além de precisar possuir um conhecimento sobre finanças em geral e saber avaliar os ativos financeiros, o profissional também é responsável por estudar as características do seu cliente para poder traçar seu perfil de investidor.

Os cinco conhecimentos listados pelo LinkedIn para a profissão são a familiarização com investimentos, mercado de capitais, mercado financeiro, renda fixa e análise financeira. Os setores de serviços financeiros, mercado de capitais e bancos são os que mais buscarão esse profissional.

- 12. Assistente de mídias sociais

O analista de mídias sociais é responsável por gerar conteúdo, criar anúncios e interagir com clientes e colaboradores através das redes sociais. Assim como o gestor de mídias sociais, o analista também precisa saber como avaliar os dados coletados na rede social.

Entre os cinco conhecimentos listados pelo LinkedIn para a profissão estão a familiarização com redes sociais, marketing digital, Adobe Photoshop, Instagram e publicidade. Já os segmentos que mais devem buscar esse profissional em 2020 são os setores de publicidade e marketing, internet e tecnologia da informação.

- 13. Desenvolvedor de plataforma Salesforce

A Salesforce é uma companhia americana considerada como referencia no mercado de softwares de Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução livre).

O desenvolvedor é responsável por programar, desenvolver e implementar produtos, serviços ou aplicativos com base na plataforma Salesforce.

Familiarização com desenvolvimento em Salesforce.com, linguagem de programação Apex, recursos do Salesforce.com, administração de Salesforce.com e Visualforce são alguns dos conhecimentos importantes. Já os segmentos que mais devem buscar essa profissão em 2020 são os setores de tecnologia da informação e serviços correlatos ligados a internet, desenvolvedores de software para computadores e consultoria em gestão.

- 14. Recrutador especialista em tecnologia da informação

Com a tecnologia em alta, um setor que pode ser interessante é o de recrutamento especializado, principalmente na área de tecnologia da informação.

O recrutador especializado deve entender da área de tecnologia da informação assim como os candidatos à vaga, para conseguir realizar uma avaliação analítica mais precisa na hora de fazer contratações de desenvolvedores, por exemplo.

Os conhecimentos listados são a familiarização com recrutamento em TI, recrutamento, entrevista, pesquisa de executivos e técnicas de recrutamento. Os segmentos que mais devem buscar essa profissão em 2020 são tecnologia da informação e serviços correlatos ligados a internet, recrutamento e seleção e Recursos Humanos no geral.

- 15. Coach de metodologia agile

Os conceitos da metodologia agile foram criados principalmente para simplificar e agilizar processos de desenvolvimento de produtos, softwares ou serviços, mas podem ser empregados em muitos outros projetos em equipe.

O profissional é responsável por ajudar no treinamento de equipes usando essa metodologia, além de supervisionar o desenvolvimento das pessoas do time, visando garantir resultados eficazes para a organização.

O LinkedIn considera essenciais conhecimentos em familiarização com Kanban, metodologia Agile, Scrum, gestão de projetos em Agile e agilidade para os negócios. Já os segmentos que mais devem buscar essa profissão em 2020 são os setores de tecnologia da informação, desenvolvedores de software para computadores e serviços correlatos ligados a internet.


Fonte: Informoney / LinkedIn